Sisco sistema primus 10300

setembro 19, 2007 às 1:35 am | Publicado em Computadores | 38 Comentários

Acho que muitas pessoas não devem conhecer a sisco (sisco com S mesmo) do Brasil, grande fabricante de computadores nos anos 80, então certamente não conhecem este computador, o Sistema Primus 10300 têm mais ou menos um 1.10mt de altura, pesa cerca de 50 quilos, o hd é do tamanho de aparelho vídeo cassete.
Ele rodava um sistema chamado Blis Cobol, ainda não achei ninguém e nenhum relato sobre o mesmo para que eu posso instalar, ele funciona normalmente hoje, tirando a energia que gasta, ele está perfeito.
É uma unidade processadora com dois terminais burros.
Não encontrei nenhuma referencia sobre o mesmo, nem ao menos uma foto na internet, acredito que as minhas sejam as primeiras.

Possuo este micro a mais ou menos 4 anos, ganhei do meu antigo patrão, salvei o mesmo de um destino cruel (lixão municipal). Abaixo algumas fotos.

Se alguém conhecer o equipamento ou outro louco como eu que possua algo do gênero comenta ai por favor 🙂

38 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Caraco!

    Isso me lembra do VAX que eu utilizava pra acessar os meus emails na ufrgs!

  2. Olá,
    já trabalhei com o Sisco 10000TC, irmao mais velho do 10300. Esta maquina era muito boa, pena que na epoca os hds eram pequenos(40megas). Já prestei serviço a varias empresas usando esta maquina, instalando terminais remotos. Cheguei a ter 20 terminais. Se voce quer por pra funcionar, acho que não vale a pena, se tiver algum problema com este equipamento, nao vai achar nada pra ele, somente em sucata. Um outro problema, é que para o sistema operacional (blis/Cobol) funcionar, precisa de uma peça chamada PICO, que é uma especie de hardlock, só que isto nao era vendido, e sim alugado. Qdo alguem rescindia o contrato com a SISCO, o PICO era retirado e a maquina nao funcionava mais.
    []s
    Luiz Fernando
    Sete Lagoas – MG

  3. Putz!

    De ‘micro’eletrônica aí não tem nada né? Olha o tamanho daqueles capacitores, parece um amplificador hahaha

    Tem que dar um jeito de fazer isso funcionar de novo, dá uma dó de jogar fora não? 😉

  4. Então, eu estou somente na busca pelo SO do danado, quem sabe um dia acho e deixo ele funcionando novamente eheh

    Abraços!

  5. É importante alguém conservar máquinas antigas, parabéns.

    Gostaria de saber como localizar a Sisco para descobrir outras novidades. Caso tenham o seu endereço favor me informarem.

    Abraços

    Pedro Gomes

  6. Pessoal…sobre esta linha de computadores conheço bem, pois trabalhei na Sisco na parte de integração de sistemas e na área de qualidade, depois no Projeto Chesf. A linha de sistemas 10000 foi a última linha a ser fabricada pela Sisco, antes era a Linha MB8000. Bons tempos, a gente programava direto em ASCII…Vou tentar achar umas fotos que tiramos na época quando fechávamos o pacote do cliente do Sistema MB8000, era do tamanho de um armário….a unidade de disco removível era do tamanho de uma máquina de lavar roupa, fiz muito ajuste de cabeça leitora de mídia….

  7. Agora foi uma viagem no tempo. Programei nesta maquina em COBOL de 1991 a 1995 em um modelo SISCO que era do tamanho de um armário. Quem fez um sistema MRP para ele foi a PLACOMP (Sorocaba /SP) http://www.placomp.com.br/ mas agora so trabalham com Visual Basic… Mas talvez alguem tenha alguma informação por lá. Sou de Manaus/AM Abraços!…

  8. Apesar de gostar sou leigo, mas, li todos comentários e não pude deixar de noyar que voces tratam o Dito como se fossem uma pessoa.

    Valeu, isso faz parte da memoria de um povo

  9. Muito bom lembrar destes antigos equipamentos. Comecei a trabalhar na SISCO em 1988 como tecnico residente na cidade de Cascavel PR, e na epoca atendiamos a rede bancária e vários clientes potencias na região oeste do Paraná. MB 8000 10.000 10.300 TC, terminais de video as famosas impressoras ELGIN, ( Parecia um caixãozinho preto rs) as Elebras, e as impressoras de Linha DIGILAB. Com relação ao 10.300 PRIMUS tive o prazer de instalar umas 9 máquinas na região. E uma delas me marcou bastante pois, qdo o cliente recebeu a máquina em sua empresa ( Uma distribuidora de frios SADIA) foi uma festa, teve ate um coquetel rs. Porém o equipamento foi premiado … Ao instalar ele começou a travar seguidamente. Foi verificado tudo que era possível no cliente.Foi trocado pela SISCO. Veio um equipamento novinho em folha. RS RS . Tbm travava. Um certo dia ao chegar no cliente vi em cima da maquina um crusifixo. RS Ajudou pois apos a troca da fonte a maquina voltou a funcionar. SAUDADES DOS ANTIGOS AMIGOS DA SISCO. ABRAÇOS e boa sorte com o seu PRIMUS 10300

  10. A cliassifcação deste equipamento não é Micro… é Mini.

    Grande preciosidade… com certeza vale muito (sentimento ou dinheiro).

    Parabéns… pois isto que tens em mãos já foi o alicerçe do controle de muitas empresas nos anos 80… embora hoje você tenha dificuldades em achar referência, saiba que no passado já foi muito falado (bem ou mal).

    Novamente, parabéns… e dê um bom destino para esse guerreiro.

    Abraço.

  11. Saudades, e que saudades dos tempos em que era operador de computador senior, hotel transamerica, São Paulo.
    Tinha o arduo trabalho de ficar de plantão nos finais de semana com o famoso sistema 10300, fitas streamer para back-up as telas negras com as letras verdes e o sistema opercional IDOS.
    Abraço a todos desta época.

  12. Lembro dessas máquinas como fosse hoje! Afinal trabalhei na manutenção campo da Sisco de 84 a 90 em SP.O drive de 10MB era enorme!
    Tenho amigos até hoje que conheci lá. Abraços a todos!

  13. Eu me lembro muito desse equipamento, pois trabalhei em empresas que tinham esse equipamento. Trabalhei com o Blis-Cobol tanto no MB-8000 ( com seu painel cheio de luzes piscantes e seus terminais burros TV-2000 ), quanto com o S-10.000. Saudades, muitas saudades. Talvez voce consiga o Sistema Operacional em alguma empresa que tenha ficado com o acervo da SISCO, ou se conseguir, com alguém que tenha sido Analista de Suporte da SISCO e tenha guardado o SO como história. Já tentou o Museu do Computador?

    Abraços

  14. Este Sistema é de total confiança.
    Trabalhamos com esta máquina na CVRD CCM Centro de Controle de Manutenção
    Em São Luis – MA Praia do Boqueirão.

  15. Trabalhei também na Sisco de 1980 à 1993, vivenciei grandes experiências com essas maquinas.

  16. Ola estou presisando do atual telefone da SISCO – São Paulo se aguem tiver favor enviar para wobraga@hotmail.com Obrigado.

  17. Ola estou presisando do numero do telefone da SISCO em São Paulo se aguem souber favor enviar para wobrga@hotmail.com Obrigado..

  18. ibm estagio 80 sisco auxiliar 83 bell howell trainee 84 burroughs tecnico 85 desenho eletrico mecanico arquitetura arte propunha algumas horas para desenvolvimento de fonte piramidal chaveada e vibrador de 84 transistores.teria que fornecer o laboratorio.mauricio eugenio latge do prado av jurema 888 101 tel 50554126

  19. Tbm trabalhei na SISCO na decada de 80 tinha uns 15 e 16 anos, tenho saudade daquela época trabalhava na parte administrativa demonstração e devolução de equipamentos… tinha que saber toda a configuração!! Era uma empresa grande a SISCO tinha amigos no CPD os computadores eram enormes, suas fotos me fizeram lembrar um tempo que não volta mais. Na época lembro que o 386 da SISCO ganhou um premio por melhor desempenho… mas são só lembranças, boa sorte com o seu SISCO. abrç

  20. fabiano voce leu estou voltando gostaria de saber se quer uns dias para fazer aquela montanha de projetos fala com o maksoud combina comigo.50554126.mauricio.

  21. Legal Fabiano …. estava procurando o nome do computador que dava manutenção na SISCO entre 1987a90 e encontrei seu blog …. o comentário do meu colega de trabalho Welington … pô, velejei com esse cara ai num lago de Cascavel … viajei o Paraná inteiro dando suporte ao Blis/Cobol …. nao tenho conhecimento de alguem que tenha o sistema …. eu tenho um monte de “pratos” de disco de 16MB que rodavam numa unidade de disco de 96mb (80 fixo + os cartridge de 16) é bem provavel que em algum deles tenha o sistema, mas não tenho mais a unidade nem a maquina (MB8000), mas se conseguir essa unidade de disco podemos tentar ler os cartridge …. é muita “naftalina” cara ….. mas a SISCO éra o “bicho” 2a ou 3a no rank nacional …. tinha nome e grana (a do Maksoud) pena que não se aliou a tempo com alguma big-blue …. acho que vou pedir para minha esposa abrir uma comunidade SISCO no orkut, afinal ela tambem trabalhou na SISCO, olha só, foi la que conheci ela ….. que coisa hein …. a mulher da minha vida veio pela SISCO …. demais né …. Parabens cara …. Abraços …. guidobert@terra.com.br

  22. Pessoal, trabalhei na Sisco- Sistemas e Computadores de 80 a 93 inclusive fui técnico de campo dessas maquinas e também gerente do loaboratório de reparos de todos os equipamentos vendidos pela Sisco.Tem uma pessoa que pode ter os picos o sistema e te ajudar a colocar no ar o sistema 10300 entre em contato com o Edgar da Hardtec de sp acho que ele vai te ajudar vc consegue o telefone na lista HARDTEC. Fui supervisor da filial SP também .

  23. Seguinte cara, aqui http://www.pucrs.br/mct/ entra no fale conosco deles e diz que você possui este computador. Talvez eles se interessem. Eles tem um acervo com computadores antigos a exposição entre outras coisas. PS: Essa é uma univesidade de Porto Alegre/RS.

  24. Vocês lembram desses nomes?
    MB-8000, S-10000, S-10300, SM-400…
    TV-2000, TV-3000…
    ELEBRA (DIANA,ALICE,EMÍLIA,MARA,MÔNICA), ELGIN, DIGILAB, PROLÓGICA P-500, RIMA XT-180…
    DISCO 10MB(5+5), 80MB, 96MB(80+16), 233MB…
    FITA TM-100(ROLO), STREAMMER…

  25. Trabalhei na Sisco entre 87 e 88 no laboratório de equipamentos na vila mariana em SP. Basicamente eu fazia reparos na CPU do MB8000, que era totalmente “analógico” (era o termo da época para os minicomputadores cujas CPUs não tinham micropocessadores).
    O laboratório ficava em uma sala ampla sem janela no meio do prédio da Hidroservice e tinha um fechadura eletrônica com código de acesso. Como quase niguem tinha acesso, tinha festa quase todo dia, era um zona! Bons tempos.
    Por onde será que anda o Marcelo, gerente do laboratório, antes do Furlan?

  26. Vixi…trabalhei com um desses na COFAP nos anos 80….um MB-8000…discos pack de 4MB….lembro que tinha um programador chamado Carlos que bolou um jogo de Batalha Estelar…muito louco para a época….acho que ainda eles tem alguma coisa nos depósitos da empresa…lembro que a Sisco – Sistemas e Computadores usava linguagem MUMPS…tinha um escritório em São Bernardo co Campo e o técnico deles era um tal de Minoru….bons tempos !!!

    Anderson Nascarella

  27. -Com certeza fui eu que Integrei este Sistema ; sei mexer nele, porém não há mais nada de fitas com software e nem diags atualmente (todas se degradaram com o tempo). Tenho um SIX-40, interessa para alguém ?
    Paulo Sz. (Integração – SISCO) por 18 anos.

  28. Trabalhei na Sisco até 95…Em 94 e 95 a empresa não incorporou o dissídio e acionei a “justiça’ por conta disso…Já são 16 anos e não recebi nada até agora, apesar de ter ganho em ultima instância…Se alguém acionou a justiça e ganhou a ação e recebeu, por favor entre em contato comigo….
    96403-5465 – 2745-4285 vicentepaulocon@hotmail.com ou pelo facebook, procure por Vicente Paulo da Conceição….Trabalhei no recebimento da Sisco com Jaques e Esteves…Abraço a todos….

  29. Trabalhei na Sisco de SP na Vila Mariana de 86 a 93, conheço bem estes equipamentos. o Furlam foi meu supervisor em 86, ele quem me contratou. ANtes trabalhei na Digilab, impressora a qual sou especialista, se bem que hoje não mais existe. Bons tempos que o técnico tinha que ser técnico e não os fuçadores que existem hoje. Saudades de todos. Grande abraço

  30. Algumas fotos parece que se perderam. Consegue repô-las?
    Também trabalhei com o 10000TC entre 1986 e 1989, quando conseguimos desativar um sistema iDOS/BASIC e botamos um BioMUMPS no lugar. 128KB de memória, 36MB de disco, 8 terminais Sisco TV3000BR e 2 impressoras Alice. Quando precisei portar os aplicativos para PC escrevi uma BIOS de vídeo para o PC que emulava o terminal TV3000, botei o código fonte no github: https://github.com/flaviodesousa/tv3000br_emulator. Bons tempos!

  31. Estagiei em Auditoria junto com o Eduardo Fascini e depois fui contratada como programadora, trabalhei com a Mari Arita, quando leio todos esses nomes de equipamentos, quantas saudades dos velhos tempos !!! tenho vontade de saber como estão todos dessa época !!! http://www.artturismo.com

  32. Fiz o lançamento do MB 8000 para a Sisco, do Henry Maksoud, você sabe a origem do nome? É abreviatura de Marinha Brasileira, porque o projeto original era de um equipamento para controlar os canhões da marinha, do J. C. Melo, que depois vendeu a companhia para o Maksoud. Veja o que o Maksoud fala do meu trabalho em http://www.videosweb.com.br

  33. Meu caro amigo, sou o unico dentre os comentarios que tem condições de fazer funcionar sua maquina, tanto o hardware como o software, e se voce dispor do eqpto, eu compro, retiro no local, isso fez parte do meu empenho e dedicaçaõ funcional…. fdfogaca@hotmail.com

  34. Francisco : Se te interessa esse SIX-40, venha vê-lo . paulo@ferje.com.br

  35. SET-TABS DE-EDIT READ-UPDATE AUTO-SKIP, kkk, alguém ainda se lembra destes comandos do Blis/Cobol para os arquivos de tela? Trabalhei na PLACOMP, ajudei no MRP do Paulinho e vários outros Sistemas. Desenvolvi a Contabilidade 16M (16 meses) onde não se precisava fechar o mês para iniciar o mês seguinte e a “manutenção do lançamento” foi invenção minha, idéias muito copiadas por várias softhouses concorrentes. Jefferson TADEU Lamarca.

  36. Caro Fabiano

    Sou Enrique Ferri um dos projetistas de hardware da placa mae brasileira do s10300 a partir do 10.000 e de um projeto americano da Bytronics ( a placa original onde o S10000 fora baseado ) de 1983 que rodava os sistemas da data general .

    Chefiava a equipe o genial eng Roger Ferreira da antiga equipe do patinho feio da Poli onde no grupo da SISCO eram os engenheiros . O diretor era O Patulo tambem do pessoal patinho feio da Poli nos anos 70 . Sou da turma de 80 da Politecnica.

    Era o tempo em 1983 que aprendiamos escovando bits brincando de microcodigo em algumas instruçoes malucas que inventavamos para estudar e desenvolver o s10300 nos seus 512Kbytes de RAM .

  37. Olá galera

    Sou Cocco trabalhei com o Marcelo Fonseca no lab de reparo de periféricos reparava as unidades de disco, unidades de fitas e impressoras o Luizão era meu assistente , pessoal fera Marcelo, Reinaldo, Toshio e o Pedrão que figuraça.
    Estou precisando do telefone da Sisco quem pude rme fornecer ficarei grato.
    Abraços a todos que fizeram parte da familia Sisco.

  38. Caros .

    Sou Enrique Ferri o cara que pegou a placa do s10,000 e converteu junto com equipe de hardware da epoca , para s10300 . tambem nacionalizei , chefiado pelo saudoso Roger Cintra da equipe do patinho feio da usp , a primeira placa mae do s10000 derivada da Bytronics americana e feita por “engenharia reversa” braçal onde o Ze Carlos (atual diretor da Microlinea) e o Marcos (ex tecnico da geradores negrini eram os tecnicos que me ajudavam ) que desenharam o circuito eletrico a partir do levantamento com multimetro bem na raça mesmo .Estudamos a fundo o processador bit slice 2901 noi qual a placa s10000 e s10000SM eram baseados .Isso era por 1983 e conseguimos fazer a primeira versao do s10000 em placa dupla face .A original Bytronics era em 4 camadas de circuito impresso . O que aprendi entre 1983 e 1985 de projeto de hardware mexendo nisso foi impagavel e pro resto de minha vida usei esses conhecimentos no mundo PC de hoje onde sou microempresario .Escrevi o livro 80386/80486 da Erica 7 anos depois ja na Labo mexendo com mini computadores baseados em 68020 Motorola .Sigo mexendo com hardware a quase 40 anos


Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.